Total de visualizações de página

domingo, 25 de julho de 2010

Violino


História do Violino




Instrumento de arco, com quatro cordas, o menor (e o de som mais agudo) dos membros da família do violino. Tem uma extensão de quatro oitavas, e suas cordas são afinadas em intervalos de quinta, sendo a mais grave afinada pelo sol abaixo do dó central (isto é, sol-ré-lá-mi). Os primeiros violinos foram feitos na Itália em meados do século XVI (1700), evoluindo de antecessores como arebec, a vielle e a lira da braccio. A arte de fabricar violinos de primeira classe foi, por 200 anos, apanágio de três famílias de Cremona - os Amati, Guarnen e Stradivari (de que a latinização deu Stradivarius). Embora o violino propriamente dito tenha-se mantido inalterado por 400 anos (excetuando-se a utilização de cordas mais finas e de um cavalete mais alto no século XIX), a forma atual do arco só se consolidou no século XIX(1800). Originalmente convexo em relação ao violino, o arco é agora côncavo. O violino tem longa história na execução da música folclórica, que vem desde seus antecessores (como avielle). Durante o século XVII, substituiu a viola soprano na música de câmara, e tornou-se o fundamento da orquestra. Na orquestra moderna, os violinos estão divididos em duas seções - primeiros e segundos violinos -, as quais se distinguem, em cena medida, pelo fato de os primeiros tocarem as partes mais agudas e os segundos, as mais graves. O repertório de música escrita para o violino é enorme, e cresceu ainda mais depois que Paganini revelou todas as suas possibilidades virtuosísticas. Incluí concertos de Bach, Vivaldi, Beethoven, Brahms, Tchaikovsky, Mendelssohn, Bruch, Berg e Paganini
As partes de um instrumento moderno
Clique na foto paraver ampliada nomenclatura das partes do violino

Família do Violino
Família de instrumentos de arco, de quatro cordas e não trasteados, que incluí o próprio violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. Existe alguma confusão em torno da evolução dessa família, especialmente a respeito da extensão em que ocorreram cruzamentos com a viola da gamba (ver viola, família da). Os mais antigos instrumentos desse tipo foram as vielles e rebecs usadas pelos trovadores medievais para acompanhar o canto e a dança. A lira da braccio desenvolveu-se a partir desses instrumentos em fins do século XV (1600), surgindo o próprio violino já em meados do século XVI (1700). Os membros dessa família tem, caracteristicamente, ombros redondos, quatro cordas, as aberturas no tampo harmônico em forma de ff, e não possuem trastes (em comparação com suas primas, as violas, que tem ombros descaídos, seis ou sete cordas, aberturas no tampo harmônico em forma de C e braços trasteados).

Tamanhos Dos Violinos
Integrantes da família do violino


Tamanhos relativos do violino (menor), viola (maior), violoncelo (médio) e contrabaixo (grande).
virtuose Instrumentista com extraordinário domínio da técnica de execução. Enquanto alguns instrumentistas consideram o virtuosismo como simples meio de enriquecer seus dotes interpretativos, outros tem sido acusados de o tomarem como fim em si mesmo. O virtuosismo não é atributo nato dos músicos; não pode ser atingido sem prodigioso talento natural, mas, mesmo com esse talento, é imprescindível uma obsessiva dedicação à técnica.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ACÚSTICA



É o estudo das ondas sonoras.

Ondas sonoras são de natureza mecânica, de tipo longitudinal e classificação tridimensional. Não se propagam no vácuo (por isso, o vácuo é o melhor isolante acústico).

Infra-som e Ultra-som – O ser humano é capaz de captar freqüências sonoras que vão de 20Hz a 20.000Hz. Uma onda com freqüência inferior a 20Hz é chamada infra-som; superior a 20.000Hz, ultra-som. Alguns animais, como os morcegos e os cachorros são capazes de perceber os ultra-sons.

Velocidade do som – As maiores velocidades de propagação do som ocorrem nos sólidos; as menores, nos gases.

A temperatura praticamente não influi na velocidade do som nos sólidos e líquidos. Na aguá o som se propagama muito mais rápido queno ar, por exemplo.

domingo, 18 de julho de 2010

Trabalhos sendo realizados

Só na teoria não se resolve nada e sabendo disto, procuramos fazer muito para a auto realização e crescimento.
Ao final do curso de graduação em música sempre me veio o pensamento: O que será agora, onde aplicar todo este aprendizado, que pessoas, alunos, amigos, crianças, jovens vamos inspirar. As circunstancias da vida me levaram a muitos lugares. Começo destacando a minha grande amizade construida a mais de um ano com meu colega de área e amigo Maikel Luz (Licenciatura Música/Ufrgs), o qual a três anos completos é diretor e proprietário da escola de música RIHAME em Tramandaí/RS. Trabalhamos durante 6 meses em aulas de violino e violão.
Depois dali, ja no ano seguinte 2010, começa o trabalho em taquara em Taquara/RS:

Escola Villa Lobos: Violino e Violão.
Escola Rodolfo: Projeto Violão pra Galera.
Escola Lauro Muller: Projeto "Coral Flauta Doce"
Grupo Vocal "Contratempo" (Reg. Maestro Giovani Costa/Ufrgs)

Porque música, arte e cia?


Este blog é destinado para a troca de idéias, opiniões, dicussões, compartilhamento de novidades e curiosidades entre os amantes das artes, da música e de tudo o que estiver ligado ao meio artístico profissional e leigo. Desde os trabalhos de composições músicais individuais, pinturas caseiras, técnicas artísticas próprias até à busca aos grandes mestres das artes MUSICAIS, VISUAIS, CÊNICAS e DANÇA.


Neste blog participam os amantes das artes gerais, desde alunos até professores. Sua participação, desde a leitura, até a postagem de artigos de interessa mutuo para esta comudade será de proveito para todos.


A importância da arte para o crescimento completo do ser humano. A arte dentro do meio educacional brasileiro. As curiosidades e novidades do mundo artisco cultural nacional e internacional. Você encontra aqui.


Seja bem vindo (a)!

Professor Jhonas Cunha.