Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sugestões para aulas de musicalização

E ai galera, Hoje resolvo postar algumas sugestões para aulas de muzicalização. Bom proveito, abração!!!

Sugestões para AULAS DE MUSICALIZAÇÃO.

Prof. Jhonas Cunha Hollerbach (EAE Escola de Arte Educação/Campo Bom/RS)

Musicalização Infantil:

· Caminho do som – na sala, todas as crianças ficam sentadas, distantes uma das outras (o suficiente para que uma pessoa passe entre elas). O professor pede para as crianças ficarem de olhos fechados e começa a caminhar pela sala, produzindo diferentes sons com o corpo ou com a voz ou com um instrumento musical (Aproveite para explicar sobre o objeto sonoro ou instrumento). Depois de caminhar pela sala (trajeto curto, conforme a idade da criança) o professor pede para que as crianças abram os olhos e escolhe uma criança para fazer o trajeto, as demais podem ajuda-la. Perguntar como conseguimos saber o caminho que o professor fez, estando com os olhos fechados.

· Cabeça Ombro – Cantar a música e pedir para que as crianças façam os gestos indicados pelo professor:

Cabeça, ombro, joelho e pé

Joelho e pé

Joelho e pé

Cabeça, ombro, joelho e pé

Balança o corpo todo

· Indo eu (idem)

Indo eu, indo eu,
a caminho de Viseu,
Indo eu, indo eu,
a caminho de Viseu,

Encontrei o meu amor,
ai Jesus que lá vou eu,
Encontrei o meu amor,
ai Jesus que lá vou eu,

Ora zuz, truz, truz,
ora zás, traz, traz,
Ora zuz, truz, truz,
ora zás, traz, traz,
ora chega, chega, chega,
ora arreda lá p'ra trás,
ora chega, chega, chega,
ora arreda lá p'ra trás.

· Andando na linha – Colar tiras com fita crep no chão e pedir para que as crianças ao andarem por cima da linha, produzam o som indicado pelo professor. Trabalhar com linhas fracionadas e linhas longas (_ _ _ _ _ _ e __________). Sugestões de sons:

Vogais: aeiuoooooo e outras.

Zzzzzz, trtrtrtrrrr, mmmmmmm, cricricriiiiiiiiiii, lalalaaaaaaaaa

· Caminhada Sonora - Convidar os alunos para uma caminhada imaginaria: Todos sentados, inclusive o professor. Batendo na coxa com as mãos em movimento sincronizado, na mesma velocidades do passo em uma caminhada. Convidar as crianças para caminhar: - Vamos caminha???... continuar os movimentos. Vamos passar por este milharal? (friccionar uma mão na outra, mesmo andamento). Vamos passar por esta ponte? (Bater no peito, mesmo andamento). Vamos escalar este morro?(fazer escala ascendente ). Vamos descer (escala descendente). Continuar o caminho, explorando diferentes sons. Chegar em um lugar bonito; ver o o leão, tentar passar a mão nele, ver que ele é fofinho, ele fica bravo... Vamos correrrrrrr!!!! Fazer todo o caminho de volta, produzindo os movimento e sons.

· Morto Vivo Sonoro (Grave e agudo)

· Pipoca: Cantar música Pipoca.

Uma pipoca puxa assunto na panela,

Outra pipoca vem correndo responder

Então começa um tremendo falatório

E ninguém pode mais se entender

É um tal de plóc, plo, plóc, plóc, plo, plóc, ploc ploc (todos pulando)

· Caminhando, parando, posicionando - Todos alunos caminhando no ritmo da música. Param quando ela é interrompida. O professor indica uma posição (pernas abertas e mãos juntas, etc.) e todos fazem.

· Cantando na cabeça O professor começa a cantar uma música conhecida das crianças ou uma canção que seja de rápida memorização. De preferência a musica que tenham gestos. Combinar que quando o professor estiver em pé as crianças cantam com o professor, mas se ele se agachar, as crianças devem ficar em silencio, apenas acompanhando o andamento da canção, que não para (para facilitar, faça gestos com o corpo e os lábios). No momento em que o professor levantar-se elas prosseguem cantando a canção.

Campo Bom, 28 de novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário